sexta-feira, setembro 14, 2007

Pode ser a gota d'águá

Gota d'água
Chico Buarque - 1975

"Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água"

A absolvição de Renan Calheiros trouxe a tona um misto de indignação com impotência. Um grito de "DEU" cala em nossa garganta. Clamamos para que um de nós - mas nunca nós mesmos - iniciemos uma passeata, um abaixo assinado sequer. Mas o que melhor fazemos é mandar e-mails, escrever em blogs e comunidades do Orkut.
Nós, meros expectadores, estávamos torcendo (e ainda torcemos) para que seja feita justiça, que um corrupto acusado de depositar uma pensão do valor de seu salário na conta de sua ex-mulher, de favorecer as dívidas com o INSS da Schincariol, de vender gado a preço de ouro, de organizar um sistema de propinas em ministérios do seu partido, o PMDB.
Mas o que senadores e políticos da situação e oposição se preocupavam? Com o mesmo? ERRADO!! As preocupações deles eram duas:
1) Quem ficaria com a presidência do Senado? Ainda seria o PMDB, por possuir a maioria, mas como este partido está cindido, seria alguém afinado com o governo ou com a oposição?
2) Será que Renan Calheiros sairia calado, sem contar tudo o que sabe e levar mais alguns outros consigo?
Ou seja, a justiça estava em segundo plano. O jogo político serve apenas para manter o poder, como se fosse um fim e não um meio.
Você cansou dessa politicagem? Eu também, mas não me cansei da política. O que falta em nosso país, no presente momento, é participação política. O copo está transbordando. Pois a gota d'água já caiu. O que se pode fazer agora? Sugiro o seguinte.
1) Se delegamos aos políticos que cuidem de nossos interesses, precisamos também dar atenção ao que fazem. Nessa semana, vou procurar e ver o que aqueles em quem votei, estão fazendo de projetos. Vou postar aqui. Faça o mesmo.
2) Na próxima vez que for votar, busque informações sobre o seu candidato. Veja quais são os seus projetos. Se ele for a favor da reforma política, vote nele. É o único meio de haver mudanças.
3) Vote em pessoas novas. Nunca vote em quem está há muito tempo na política. Ser político não é uma carreira. Um cidadão pessoa não deve "ser" um político, mas "estar" um político.
4) Se puder, converse com seu candidato pessoalmente. Não é tão difícil como parece.
5) Mande e-mails para qualquer um que recebeu o seu voto. Se tiver alguma passeata, algum evento, se puder, assista, participe. E me convide.

Renan, mais uma vez, eu canto pra você.

"Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água"

1 Comentários:

Às 8:51 PM , Blogger Unknown disse...

o caso "Renan Canalheiros" é muinto simples,é uma questão matemática e não politica,meu filho, faça suas contas,saiu 40 ladrões e o Lulinha Lá, comprou mais 40 do PMDB podre, Renan, Quercia,Sarney, e por ums trocados e o Pã no Rio de Janeiro, contabilizou, amealhou outros tantos para manter a TAL BASE ALIADA, PARA SE REELEGER E GOVERNAR, como se nada sabia ou aconteceu,e somente POLITICOS COMPRADOS PELO LULA, "INOCENTARAM O RENAN",PARA APROVAR A CPMF ATÉ 2011,e permitir seus desvios, porque era sómente para a saúde...dos bolsos dos nobres colegas Senadores e Deputados...nelson

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial