quinta-feira, dezembro 24, 2009

Vida Dialética - A incerteza é certa

Só existe uma certeza: de que tudo é incerto nessa vida. Se seguimos uma postura teleológica pela vida, mais nos frustamos. Por isso, deixar acontecer não é um opção, é inevitável. Porque mais que não queiramos, as coisas vão acontecer aleatoriamente, caoticamente, inexplicavelmente. Isso porque nossos conhecimentos são deveras limitados. O mundo funciona numa complexidade tamanha que se fôssemos pôr numa fórmula algébrica, até encontrar um padrão no Pi seria mais fácil. Por este motivo, nesta grande entropia, somos como átomos que se chocam a esmo de forma não linear. E aí que reside o problema: quando ingenuamente cremos que o mundo é quadrado e funciona de forma linear. Que devemos sempre buscar o crescimento, que temos que ter resultados, que devemos sempre desejar alguma coisa. Que tudo só anda pra frente. Não!! Andamos em ziguezague, não há certeza absoluta de nada, e o caos é quem nos dá as oportunidades de crescimento pessoal e superação de crises. Agradeça ao caos!!
E a felicidade? Concordo com o Osho quando este diz: "A felicidade é uma consequência e não um resultado" (ver mais em http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=08784). Estar feliz no momento, no presente, fazendo o que se gosta ou estando com quem se quer e, mais importante, que queira estar conosco.
É, a vida é dialética, porque lida com a certeza e a incerteza, ambas contraditoriamente formando uma forte unidade. A certeza é incerta; a incerteza, sim, que é certa.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Artigo no Jornal do Comércio

Recentemente, para minha satisfação, publicaram um artigo meu no Jornal do Comércio, sobre as Tarifas de Energia Elétrica. Foi no dia 04/12/2009. Para quem quiser ler, e me prestigiar, pode também acessar o site abaixo.

http://www.esade.edu.br/esade/